Evitar a perda de clientes, bem como promover a satisfação do consumidor são resultados que todo varejista almeja alcançar. Em tempos de crise, esse compromisso se torna ainda mais importante. Conhecer alguns números que podem nos mostrar como a perda de clientes no varejo pode ser bastante prejudicial para a continuidade do negócio e, fazer disso o seu o ponto de partida para um bom planejamento, pode ajudar no processo de fidelização. Veja a seguir.
No ano de 2017, a Mercafácil realizou um estudo sobre a perda de clientes em supermercados. Nessa pesquisa foi identificado que um supermercado perde em média 30,1% dos seus clientes ao longo do ano. Para complementar essa informação, temos os resultados de uma pesquisa realizada por um especialista em marketing: Neil Patel. Neil identificou que, globalmente, o valor médio de um cliente perdido é de US$ 243. O equivalente a cerca de R$ 1293,76 reais com a conversão atual (11/07/2018).
Supondo que um supermercado tenha 1000 clientes. Perdendo cerca de 30% dos clientes ao ano em média, significa que 300 consumidores abandonaram sua marca. Multiplicando esse número de pessoas por 1.293,76, temos um valor de R$ 388.130,4 a menos em caixa.
Por isso, listamos algumas dicas para sua empresa planejar uma fidelização de clientes eficiente.
Conheça o desejo do cliente e atenda
Analise as pessoas que compram em seu varejo. Descubra se estão satisfeitas, quais os produtos são procurados com frequência, quais os clientes desejam que você ofereça, as dicas e sugestões em relação ao atendimento e variedade e como foi à experiência de compra. Organize-se! Tenha um banco de dados com todas essas informações e aperfeiçoe seu negócio.
Invista em sua equipe
Uma equipe bem treinada e bem orientada, sempre irá satisfazer todos os desejos do cliente. Programar um suporte, dúvidas recorrentes que são sanadas, um produto que o funcionário ajuda o comprador encontrar, agilidade no atendimento e cortesia no diálogo, são fatores cruciais para um atendimento de ponta e que vai fidelizar sua clientela. Faça com que o consumidor deseje voltar ao seu mercado.
Sentir-se importante é um fator considerado essencial para uma pessoa ficar à vontade em qualquer lugar. Então proporcione esta sensação para o seu cliente.
Saiba como evitar a perda de clientes – Realize promoções
Promoções em que a compra se transforma em benefício para o cliente são bastante realizadas e possuem resultados satisfatórios. Um cliente que deseja alcançar um objetivo (como encher sua cartela para ganhar um conjunto de panelas) sempre vai comprar em seu mercado, pois, só nele irá conseguir ter um retorno com a compra.
Veja também: INOVAÇÃO: plantar e colher ótimos frutos
Mantenha seus canais de comunicação
A comunicação é uma grande aliada nesse processo. Ela faz parte da estratégia de reunir informações e estabelecer políticas de atuação e relacionamento entre seu público. Tenha todos os canais de comunicação possíveis abertos (telefone, e-mail, redes sociais, sites e blogs). Registre todas as informações que possam melhorar a empresa e a experiência de compra.
Saiba como evitar a perda de clientes – Inovação é essencial
Oferecer além do que o concorrente pode ofertar é uma arma quente na fidelização de clientes. Munido de todos os itens acima, torna-se mais fácil buscar esse diferencial e descobrir exatamente o que o comprador deseja encontrar em seu comércio. Por isso, tenha sempre um olhar à frente.
Conte com a GD7 Distribuidor para ter sempre o melhor mix de alimentos, bebidas e produtos de limpeza. Baixe o aplicativo GD7 APP, disponível nas plataformas iOS e Android.
Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.
Baixe o aplicativo GD7 APP, disponível nas plataformas iOS e Android.
ITAITINGA
Rodovia BR-116, Km 16.5
Pedras
Itaitinga - Ceará
CEP 61760-000
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
FORQUILHA
Rodovia BR-222, 07 Km 210
José Raimundo de Loiola
Forquilha - Ceará
CEP 62115-000
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
BARBALHA
Av. Doutor Leão Sampaio, 2777
Bulandeira
Barbalha - Ceará
CEP 63095-003
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
0 comentários