O cross-merchandising pode dobrar suas vendas

cross-merchandising se tornou aliado do comércio para venda de mercadorias de baixo giro. Por isso, essa estratégia necessita de toda a atenção. O termo inglês “cross” significa “cruzado”, enquanto “merchandising” se relaciona com publicidade de produtos e serviços. Então, literalmente podemos entender o cross-merchandising como o comércio cruzado de produtos.

Ou seja, é a prática de dispor lado a lado produtos de categorias diferentes de modo a aumentar suas vendas. O objetivo final é elevar as vendas de produtos de baixo giro, facilitar ações no PDV e inovar no atendimento. Vale lembrar que não se trata de venda casada, os itens só estão próximos um do outro nas gôndolas.

Cross Mechandising

Grandes redes varejistas aderiram à prática e constantemente conseguem impulsionar a venda de produtos que não figuram muito nas listas de necessidade. O uso da emoção entra nesta comodidade de encontrar o produto ao lado do alvo desejado.

Tipos e exemplos de Cross-Merchandising:

Opções que se encaixam no desejo de compras do cliente: Se o cliente precisa fazer um brigadeiro de panela, provavelmente em sua lista ele colocou: leite condensado, manteiga, achocolatado em pó e, em alguns casos, creme de leite. Faz-se necessário que os itens estejam dispostos na mesma sessão ou próximo da visão do comprador. Produtos que seguem essa lógica são encaixados nesta categoria de cross.

Produtos associados a experiências: Datas especiais ou temáticas são os principais motes dessa categoria, uma ceia de natal, por exemplo, leva uma série de itens característicos da data para a lista de necessidade do cliente, aliado a isso, aquele pote de azeitona, a castanha, o molho madeira, entre outros que complementam as receitas, precisam estar combinados em um mesmo ambiente que os produtos tradicionais para alavancar suas vendas.

Ação de live marketing: Aquela marca de requeijão promove uma degustação no supermercado, é necessário o insight de colocar próxima à marca promovida, produtos complementares como bolachas, torradas, pães diversos, entre outros.

Produtos com o perfil do cliente: Nos Estados Unidos, uma grade rede varejista percebeu que o maior público comprador de fraldas é o masculino, aliado a isso, os supermercados decidiram colocar fraldas e cervejas lado a lado. O resultado foi o aumento das vendas destes produtos. Analisando o perfil do cliente chega-se à conclusão que se tratam de pais de família levam um pacote de fraldas descartáveis e, para não perder a viagem, decidem levar um pack de cervejas e pacotes de amendoim que estão no caixa.

Cross Merchandising

Para uma estratégia eficiente, realize um levantamento de dados e analise as informações sobre os seus clientes, transforme isso em oportunidade de aplicar em seu negócio. Lembre-se de praticar o cross de maneira inteligente e não exagerar para que seu cliente não fique confuso. Assim, tendo total domínio da prática, é sucesso garantido.

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