Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar uma maneira de se destacar e atrair consumidores deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um item necessário para que as empresas continuem firmes. Por isso, é preciso estudar e se manter atualizados sobre as tendências, principalmente os novos hábitos de consumo do seu público. Neste artigo, vamos falar sobre os novos hábitos de consumo e como eles estão influenciando os negócios. Então, confira!
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor
Antes de mais nada, vamos entender os fatores que influenciam as decisões do consumidor.
– Fatores psicológicos
Os fatores psicológicos incluem motivação (para suprir uma necessidade), percepção (com relação à marca, à empresa, ao produto), aprendizado (capacidade de compreensão da mensagem), atitudes e crenças.
No dia a dia, as pessoas são atingidas por várias questões que afetam o modo de pensar. Da mesma forma, cada pessoa responde a uma mensagem baseando-se em suas percepções e atitudes. Por isso, é preciso levar esses aspectos em conta ao criar campanhas, para garantir que ela atingirá o público-alvo.
– Fatores pessoais
Esses aspectos são relacionados ao indivíduo e não estão necessariamente atrelados a características de outras pessoas do mesmo grupo. Isso inclui hábitos, interesses e opiniões. Quando consideramos fatores pessoais, também falamos em decisões influenciadas por idade, gênero, cultura e outros características particulares.
– Fatores sociais
Fatores sociais são difíceis de analisar, por serem bastante complexos, mas é preciso considerá-los em todas as etapas de desenvolvimento de campanhas para o cliente. Eles incluem: influências de outros indivíduos, como amigos e famosos, interações sociais, no trabalho ou em qualquer outra comunidade da qual ela faz parte. A decisão ainda pode ser influenciada por questões econômicas. Isso inclui classe social, nível de escolaridade e cenário econômico do país.
Principais tendências atuais
Veja abaixo as principais preferências que estão em destaque no mercado.
– Economia sustentável
A sociedade está cada vez mais ligada à valores de consumo ético e consciente. Assim, a sustentabilidade e os efeitos do consumismo desenfreado são assuntos que ganham espaço e se fortalecem cada vez mais. Vale a pena buscar formas eficientes de aplicar características sustentáveis a marcas e produtos.
– Escassez de tempo
A vida moderna é marcada pela falta de tempo. Por esse motivo, os consumidores tendem a optar por serviços que ofereçam rapidez e agilidade. Ou seja, serviços mais dinâmicos serão cada vez mais procurados.
– Experiência única
A relação que o cliente tem com a marca é tão importante quanto a relação com o produto ou serviço que ele está consumindo.
– Serviços integrados
O objetivo é permitir que os clientes montem seus pacotes de serviços desejados, de forma que as marcas não percam a competitividade e mantenham os lucros.
Por fim, é possível perceber que temos um mercado consumidor exigente, por isso, é importante adequarmos os produtos ou serviços às necessidades e desejos de compra dos clientes. Aqueles que buscam se manter atualizados, conseguem entender o comportamento do seu consumidor, suas necessidades e como supri-las. Consequentemente, estão sempre à frente dos seus concorrentes.
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