Realizar a gestão financeira do negócio corretamente é uma das maiores dificuldades do empreendedor. No entanto, para que o empreendimento cresça e se torne uma referência no ramo de atuação, esse processo é fundamental. Por esse motivo, reunimos neste texto algumas dicas para auxiliar na organização financeira da sua empresa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!
O que é a gestão financeira do negócio?
Antes de tudo, vamos entender o que é gestão financeira.
Esse processo consiste na avaliação e análise do negócio como um todo, controlando, planejando e tomando decisões estrategicamente. Isto é, saber exatamente o lucro, os custos ou prejuízos em um determinado período, para identificar erros e acertos.
Erros comuns na gestão financeira do negócio
Um dos principais erros administração financeira de um negócio é não separar as contas da empresa das contas pessoais. Em teoria, muitos sabem que não se deve juntar os custos pessoais e empresariais. No entanto, unificam mesmo assim.
O primeiro passo para desenvolver a gestão financeira do negócio de maneira efetiva é saber o quanto precisa tirar do pró-labore do empreendimento. Após isso, é preciso estabelecer um dia exato para fazer essa retirada. Assim, fica mais fácil controlar e evitar a junção dos custos.
Mas, você sabe o que é pró-labore? Veja a seguir.
O pró-labore
“Pró-labore” significa “pelo trabalho”. Ou seja, trata-se da remuneração que o gestor de um negócio deve receber pelo trabalho desempenhado. Para que a gestão financeira do negócio funcione, é preciso definir um salário mensal.
Para isso:
- Determine um pró-labore desejado, um real e um pessimista;
- Inclua no plano de negócios e observe como fica o seu fluxo de caixa.
É importante ressaltar que não adianta colocar um valor baixo e depois pegar mais dinheiro da empresa. Da mesma forma, não determine um valor que não consiga pagar.
Metas financeiras
Para um gestão financeira eficiente, é preciso disciplina. Assim, metas baixas e recorrentes são sempre mais recomendadas para os negócios.
Avalie e reduza custos desnecessários. Após isso, saiba a média de lucro e compare com os concorrentes. Afinal, trabalhar com números e dados é a melhor forma de fazer a gestão financeira do negócio dar certo.
Está com dívidas? Veja o que fazer
A gestão financeira do negócio deve ser a base de tudo. Para investir é necessário saber quanto se tem em caixa. Além disso, não adianta achar que tem muito dinheiro e não saber quais são as próximas contas a pagar.
É importante sempre manter o nome de estabelecimento longe do vermelho para que, caso precise de crédito, não venha a ter problemas com bancos. Para quem está endividado, uma boa solução é tentar conseguir empréstimos em instituições financeiras, incentivos, auxílio dos sócios e outros tipos de créditos.
Por fim, existem inúmeros softwares que podem auxiliar na gestão financeira do negócio. Mas, independentemente do método, o importante é controlar as finanças. Pois, fazer a gestão financeira do negócio de maneira correta diminui a probabilidade de erros e fraudes. Afinal, um controle eficiente possibilita a identificação de erros dentro da empresa.
Certamente, as dicas listadas acima irão auxiliar na gestão do seu negócio! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.
Conte com a GD7 Distribuidor para ter sempre o melhor mix de alimentos, bebidas e produtos de limpeza.
ITAITINGA
Rodovia BR-116, Km 16.5
Pedras
Itaitinga - Ceará
CEP 61760-000
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
FORQUILHA
Rodovia BR-222, 07 Km 210
José Raimundo de Loiola
Forquilha - Ceará
CEP 62115-000
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
BARBALHA
Av. Doutor Leão Sampaio, 2777
Bulandeira
Barbalha - Ceará
CEP 63095-003
(85) 3388-7777
contato@gd7distribuidor.com.br
0 comentários