Montar um bom mix de produtos de acordo com as necessidades dos seus clientes é fundamental. Para isso, não basta apenas colocar vários produtos diferentes nas prateleiras, é preciso fazer um planejamento estratégico. Dessa forma, você garante um mix de produtos que irá aumentar o seu faturamento e, claro, satisfazer seu cliente. Quer saber como? Vamos conferir!
Por que oferecer um bom mix de produtos?
Aumentar a variedade de produtos oferecidos garante alguns benefícios, como se destacar entre os concorrentes. Afinal, se você sabe como satisfazer as expectativas do público, a probabilidade de sucesso do seu estabelecimento é enorme. Além disso, um dos maiores desafios do empreendedor é encontrar maneiras que possibilitem a fidelização do consumidor. Para isso, além de oferecer um bom atendimento, é importante criar uma conexão com ele no dia a dia e manter o cliente próximo de sua marca. Uma maneira eficiente de conseguir isso é disponibilizar uma boa oferta de produtos.
Como definir o seu mix de produtos?
Agora que você viu a importância de contar com um mix de produtos adequado às necessidades do seu cliente, veja algumas dicas para a definir a lista de itens do seu estabelecimento.
– Analise o histórico de vendas do seu estabelecimento
A sua empresa certamente conta com registros de histórico de vendas. Realize uma análise detalhada desses dados e identifique se é válido excluir ou adicionar algum produto. Esse processo deve ser feito periodicamente, a fim de dar maior base para tomadas de decisão eficientes.
– Esteja atento aos concorrentes
Assim como você, seus concorrentes não medem esforços para se destacar no mercado. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja atenta ao que as outras estão fazendo para alcançar esse objetivo. A ideia não é copiar, mas desenvolver um olhar crítico sobre o mercado.
Observe as ações que estão dando certo para a concorrência. Da mesma forma as que estão dando errado. Assim, você vai identificar necessidades de mercado que podem ser preenchidas pelo seu negócio. É importante dar atenção não apenas aos resultados alcançados pelos adversários, mas também observar os motivos que os causam.
– Conheça os seus consumidores
Entender as dores e motivações de seus clientes é fundamental, já que na maioria dos casos, esses fatores indicam o motivo para o sucesso ou fracasso de um negócio. Com uma pesquisa de mercado, você vai tomar decisões certas, seguras e eficientes.
– Considere a relação entre os produtos oferecidos
Na organização dos produtos, é importante considerar a relação entre eles. Afinal, é essencial não se desconectar do seu nicho e não se tornar uma marca sem identidade definida. Dessa forma, busque oferecer itens que sirvam como complemento de outros, fator que estimula a compra. Por exemplo: na área de bebidas, é fácil encontrar pequenos aperitivos como amendoim, já que ao comprar bebidas para um evento, o cliente tem grandes chances de se interessar por algo para servir de degustação.
Ficou claro como um bom mix de produtos pode ajudar sua empresa a conquistar o consumidor e se manter competitivo no mercado. Porém, é preciso que essa atividade seja feita de forma coerente e periódica.
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