Diferenciais: quais são os seus?

Todo negócio tem – ou deveria ter – o seu diferencial. Grandes empresas se tornaram únicas em seus segmentos e cresceram no mercado graças a seus diferenciais. Seja no atendimento, comunicação eficiente ou responsabilidade social, as grandes marcas souberam encontrar algo diferente que as destacasse em relação aos outros. Tais vantagens fizeram delas referência no mercado.

 

E a sua empresa? Qual é o diferencial dela? O que ela faz de diferente no mercado? Saiba como identificar e como construir o seu diferencial nesse texto!

 

Quais os seus diferenciais?

 

Como encontrar os diferenciais de um negócio?

 

Uma mercearia que se destaca por oferecer uma variedade de produtos mais ampla – um espaço com itens de papelaria, por exemplo, já encontrou seu diferencial em relação a seus concorrentes.

 

Os diferenciais de um negócio podem surgir a partir de um estudo da concorrência, com o objetivo de encontrar alguma deficiência do mercado. Ao identificar, o empresário pode realizar uma estratégia em seu negócio, para que seus pontos fortes sejam justamente os pontos fracos de seus concorrentes.

 

Na hora de encontrar os seus diferenciais, algumas perguntas podem ajudar:

– Do que os consumidores precisam?

– O que falta na região?

– Como transformar as fraquezas do segmento numa identidade forte para seu negócio?

– O que você pode fazer para se destacar?

 

Quais os seus diferenciais?

 

Como construir o seu diferencial?

 

Antes de mais nada, é importante considerar as diferentes possibilidades de diferenciais existentes. Veja abaixo os dois principais tipos:

 

– Diferenciais práticos

 

Além de serem os mais simples de construir, também são um bom ponto de partida. Basta analisar a concorrência e ver como se destacar oferecendo mais benefícios práticos para seus clientes. Se nenhum mercadinho da região oferece o serviço de entrega, esse pode ser seu diferencial.

 

– Diferenciais da experiência

 

Preço e produto não são mais os únicos influenciadores para o sucesso de um negócio, pois as múltiplas opções do mercado têm feito o cliente buscar por experiências e diferenciadas e significativas na hora de escolher onde comprar. Quando bem empregado, o seu estabelecimento será destaque entre a concorrência, já que podem existir produtos e preços similares, mas a experiência é uma só. Como exemplo podemos citar o compromisso ambiental.

 

Agora que você já conhece os principais tipos de diferenciais, certamente ficou mais fácil definir o que melhor se encaixa no seu negócio.

 

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