Você quer se destacar da concorrência, atrair mais clientes para o seu estabelecimento e aumentar as vendas? Esse objetivo pode ser conquistado com a ajuda das redes sociais. Nesse artigo, vamos mostrar por que e como você deve apostar nas mídias sociais. Confira e aproveite as dicas!
A importância da presença digital
Estar nas redes sociais significa estar mais acessível aos consumidores. Com o avanço da tecnologia, a facilidade de acesso à internet e os novos hábitos de consumo, essas plataformas são uma oportunidade para aumentar a visibilidade do seu negócio e conquistar o público-alvo. Por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade é possível aproximar a sua empresa dos seus potenciais clientes.
Os principais canais
Existem diferentes canais, por isso, as ações escolhidas devem ser condizentes com o tipo de mídia utilizada. A seguir, saiba quais são os principais e como você pode usá-los.
É uma rede focada em interação, compartilhamento e integração. Por meio de uma fanpage, é possível compartilhar textos, vídeos e fotos. Além disso, interagir com seus clientes por comentários ou mensagens inbox, entre outras ações.
O Instagram é um aplicativo, que tem como foco imagens e vídeos curtos. Além disso, o Instagram conta com uma ferramenta de compartilhamento chamada Stories. Sua principal característica é a possibilidade de criar publicações que desaparecem depois de 24 horas. Os usuários também podem adicionar stickers, emojis, desenhos ou gifs para decorar os posts.
WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, onde os usuários podem enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos em PDF. Além disso, realizar ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Confira nosso artigo sobre Como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas.
Como atrair e fidelizar os consumidores por meio das redes sociais
É fundamental saber como atrair e fidelizar os consumidores por meio das redes sociais. Veja algumas dicas práticas que vão fazer a diferença no uso dessas plataformas.
– Conheça o seu público e determine objetivos
Fidelizar clientes antigos e conquistar novos consumidores são ações que devem estar presentes nos objetivos de uma empresa. Afinal, sem saber aonde se quer chegar, é quase impossível atingir alguma meta. Para isso, você deve conhecer o seu público-alvo. O recomendado é fazer uma análise de público por meio de uma pesquisa de mercado.
O objetivo é descobrir a classe social e a faixa etária dos consumidores, os dias de maior movimento, o local onde os clientes moram, quais são seus hábitos de consumo, entre outras informações que possam ser úteis na hora de definir uma estratégia. A partir disso, é possível criar campanhas com base no perfil dos seus clientes e, assim, atrair novos consumidores.
– Divulgue ofertas diárias
Os supermercados costumam ter ofertas diárias. A divulgação dos preços baixos pode ser feita pelas redes sociais, que possuem a possibilidade de alcançar um público mais amplo. Todos os dias você pode apresentar quais são as principais ofertas do seu estabelecimento. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se diferenciar da concorrência.
– Divulgue seus diferenciais
Analise o que seus concorrentes fazem e pense nos seus diferenciais. O seu estabelecimento disponibiliza serviços como compras pela internet ou telefone? Oferece entrega gratuita ou possui uma entrega mais rápida? Divulgue essas ações nas redes sociais. Além disso, deixe claro que o seu estabelecimento sempre busca oferecer o melhor para os consumidores.
– Apresente os bastidores
Exibir o que acontece por trás do caixa e das prateleiras ajuda a fazer o seu empreendimento ficar mais próximo do público. Além de ser mais uma maneira de mostrar que o seu supermercado foca no serviço de qualidade e no bom atendimento. O ideal é que as publicações tenham boa qualidade e iluminação.
Apresentar situações cotidianas como a chegada dos produtos são suficientes para demonstrar a qualidade do serviço. Não esqueça de apresentar os fornecedores. Além disso, você também pode exibir os funcionários trabalhando ou na hora do intervalo.
– Aproveite os virais e memes da internet
Brincar com os seguidores das suas redes é bastante interessante. Para isso, aproveite os memes do momento e crie posts atrativos e engraçados.
– Faça publicações regulares
Para ter popularidade e engajamento nos posts das redes sociais é necessário publicar com frequência. Porém, é preciso ter equilíbrio na quantidade de posts, já que o excesso pode ter efeito contrário. Ou seja, o cliente pode desistir de acompanhar as suas redes pelo excesso de posts.
Por fim, esteja atento aos os erros de português e não publique informações inexistentes sobre o seu negócio. Também não se deve falar mal da concorrência ou ser grosseiro com o público, mesmo quando o consumidor fizer alguma reclamação. Esteja sempre disponível a reconhecer quando algum erro for cometido.
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