Para que uma empresa cresça, suas vendas precisam gerar bons resultados e atender às expectativas dos consumidores. Para isso, é necessário ter metas de vendas claras e bem-definidas. Afinal, quem não sabe onde quer chegar normalmente não chega a lugar algum. Estabelecer a quantidade esperada de vendas é uma estratégia que ajuda no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação. Nesse texto, você confere dicas para definir e alcançar a sua meta de vendas. Continue a leitura e saiba como!
O que são metas de vendas?
Antes de tudo, vamos entender o que são metas de vendas.
Metas são as ações feitas para alcançar um propósito. Ou seja, são os pequenos passos que você dá para atingir um resultado. Além disso, as metas também têm a função de determinar o que se quer alcançar, definir um tempo para conclusão e indicar como você vai conseguir atingir.
Se você quer aumentar o faturamento do seu negócio, por exemplo, é preciso decidir quanto será esse aumento, qual o prazo para conseguir alcançá-lo e quantas vendas será necessário para alcançar o seu objetivo.
Como definir a meta de vendas
As metas devem vir a partir do seu faturamento em períodos anteriores. Isto é, para definir uma meta de vendas é preciso observar os números e entender o que eles estão dizendo dentro do seu objetivo.
Suponhamos que você faturou R$ 1 milhão no ano passado e nesse ano quer dobrar o faturamento. Esse é o seu objetivo, mas sua meta de vendas é expressa mensalmente. Observe o quanto cada mês contribuiu nesse faturamento.
Por exemplo, na Black Friday você faturou R$ 140.000. Entretanto, em outubro só faturou R$ 30.000. Sua média de faturamento mensal — 1 milhão dividido por 12 — é R$ 83.000. Ou seja, a diferença em relação aos outros meses foi mínima. Isso significa que a sua meta para outubro, deve ser uma que ultrapasse R$ 83.000, enquanto a de novembro deve buscar um crescimento maior para gerar mais lucro.
Resumidamente, definir sua meta é ver o que precisa ser ajustado nos meses com pouco faturamento para atingir um valor mínimo de lucro. Já para os meses de maior movimento, buscar uma expansão maior, com percentuais próximos ao que você quer atingir.
Não esqueça de levar em conta a capacidade de vendas e entrega da sua empresa. Afinal, as metas devem ser adequadas ao tamanho da sua equipe.
Como bater a meta de vendas
– Divida a meta de vendas em metas menores
O planejamento pode ser anual, com objetivos a médio e longo prazo. Porém, a meta de vendas deve ser dividida em metas menores. Pois, além de facilitar no monitoramento dos resultados e no foco da equipe, uma meta de vendas diária é mais tangível.
– Mantenha um acompanhamento constante
A meta também precisa ser mensurável. Ou seja, é preciso estabelecer algum indicador para avaliar se os resultados estão de acordo com o esperado ou não. Esse acompanhamento precisa ser feito periodicamente.
– Tenha a sua equipe como aliada
Outro segredo para bater a meta de vendas é manter uma equipe comprometida e motivada. Para isso, uma das estratégias mais comuns para estimular a produtividade é oferecer prêmios para os colaboradores sempre que a meta for atingida.
A premiação pode ser para o funcionário que bater a meta individual, isso cria uma competição saudável entre a equipe. Além disso, o prêmio também pode ser coletivo, para incentivar a integração entre os setores.
Agora você já sabe as estratégias para definir e bater sua meta de vendas. Coloque-as em prática e observe os resultados.
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