Ao procurar uma loja para comprar um produto, o cliente não espera apenas adquirir algo. Ele também busca um serviço de qualidade que faz com que a jornada de compra seja surpreendente. Por isso, oferecer uma boa experiência de compra é fundamental para que você consiga vender mais, fidelizar clientes e manter o seu estabelecimento sempre cheio. Afinal, a melhor propaganda não é você quem faz, é o seu cliente.
Além disso, em um mundo cada vez mais competitivo, o seu negócio precisa se destacar por oferecer mais do que um serviço ou um local para comprar. Diante disso, o blog GD7 Distribuidor reuniu nesse artigo algumas dicas para que você crie um alto padrão de experiência de compra. Confira a seguir!
O que exatamente é a experiência de compra?
É, basicamente, atender aos anseios e expectativas dos consumidores. Seja durante a fase de pesquisa, compra e até no pós-venda. Essas atitudes compõem a impressão ou a imagem que o consumidor tem do seu negócio. Elas vão determinar, por exemplo, se o cliente vai realizar a compra, se pretende retornar e se vai recomendá-lo aos amigos.
Como melhorar a experiência de compra no seu estabelecimento
– Destaque os valores para gerar identificação
O consumidor atual tende a preferir marcas com princípios e visão de mundo adequados aos seus princípios. Assim, as empresas precisam reforçar os seus valores para gerar identificação. Seja em questões ambientais, sociais, ou relacionadas à saúde, por exemplo.
– Ofereça um atendimento impecável
Treine os seus colaboradores para serem atenciosos e sempre dispostos a solucionar os problemas dos clientes, sejam eles dúvidas ou até mesmo reclamações. Esse é um fator importante, que pode influenciar o cliente a voltar à sua loja ou indicar seus serviços a outras pessoas.
– Ofereça agilidade
As pessoas estão cada vez mais apressadas. O próprio dia a dia determina essa urgência. Por isso, é fundamental que a sua empresa ofereça um atendimento prático e eficaz, mas sem perder a sensibilidade em resolver os problemas com gentileza. Ficar esperando em filas, ou não ter vendedores suficientes, por exemplo, são experiências cansativas, que dificultam a satisfação dos clientes.
– Ofereça produtos de qualidade
O atendimento foi excelente, o cliente conseguiu realizar a compra de forma rápida. Porém, o produto apresentou defeito após alguns dias. Em consequência disso, sua empresa não conseguiu oferecer uma boa experiência de compra e, sim, frustrante. Portanto, ofereça produtos de qualidade, que motivem os clientes a comprar e confiar.
– Realize um pós-venda eficiente
O pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Ou seja, são ações destinadas a manter um relacionamento satisfatório e duradouro com os consumidores, buscando sempre atender às suas necessidades, e, assim, garantir a sua fidelização. Pode ser feito de maneira simples, como enviar aos clientes uma mensagem agradecendo uma compra realizada. Além de solicitar um feedback para saber se ele está satisfeito com o produto que adquiriu e como foi o atendimento prestado.
Enfim, esperamos ter contribuído para o sucesso do seu negócio. Se sua empresa está disposta a oferecer boas experiências, basta seguir nossas dicas e aproveitar os resultados desta ação. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da GD7 Distribuidor.
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